Música:
“A Música contém e manipula o som e organiza o tempo. É uma forma de linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo. A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.”
Educação
“Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.”
Música na Educação:
Diante destes dois conceitos separados, porque não se pensar a música como sendo parte integrante no processo de ensino-aprendizagem da criança, do jovem ou do adulto?
Estamos a todo instante aprendendo algo, dentro e fora da escola. E porque não utilizarmos de uma mídia, como a música, para se ensinar e aprender de maneira mais prazerosa?
“A musicalização contribui diretamente no desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio-afetivo do aluno”, e provoca um interesse maior por parte do mesmo.
Portanto, o objetivo deste é mostrar utilização da música na educação.
Referências:
Imagem: