Fichamento 2


Universidade de Brasília- UnB
Faculdade de Educação- FE
Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação
Aluna: Elaine Rocha Lima



  • CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? UNIANDES – LIDIE, v. 12, n. 1, 1999, p. 11-24.


A tecnologia educacional é uma nova abordagem de comunicação na escola, mediadas pelas tecnologias de informação.

O autor vem tratar de uma inovação conservadora como sendo uma ferramenta cara e que é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples.

Infelizmente muitos professores não sabem utilizar as mídias na sua elaboração de aula e por muitas vezes fazem uso das mesmas incorretamente. Numa apresentação visual, por exemplo como o PowerPoint, segundo Cysneiros, aumenta a capacidade expositiva do professor e no entanto, reduz a posição relativa do aluno na situação de aprendizagem.

As tecnologias de exposição são úteis quando utilizadas por mestres criativos e dentro de contextos apropriados.As mídias quando não bem utilizadas pelos professores, podem causar efeitos contrários à aprendizagem dos alunos, pois, ao invés de despertar a curiosidade do mesmo acaba entregando a ele tudo pronto, não deixando que o mesmo se interesse, registre e procure aquilo que é de seu interesse.

Um aspecto que pode confundir o educador segundo Cysneiros é o discurso da necessidade de informação, o que causa a angústia ao concluir que a escola não tem acesso imediato à enorme quantidade de informação que é produzida diariamente no mundo.

A internet é um recurso de um fator de colonialismo cultural, pois recebemos informações daqueles que tem condições de coloca-las na rede. Contudo é importante que o educador examine criticamente os conteúdos fornecidos na internet.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário