Universidade de Brasília- UnB
Faculdade de Educação- FE
Disciplina: Práticas Mediáticas na
Educação
Aluna:
Elaine Rocha Lima
- CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? UNIANDES – LIDIE, v. 12, n. 1, 1999, p. 11-24.
A tecnologia educacional é uma nova abordagem de comunicação na escola,
mediadas pelas tecnologias de informação.
O autor vem tratar de uma inovação conservadora como sendo uma
ferramenta cara e que é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser
feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples.
Infelizmente muitos professores
não sabem utilizar as mídias na sua elaboração de aula e por muitas vezes fazem
uso das mesmas incorretamente. Numa apresentação visual, por exemplo como o PowerPoint, segundo Cysneiros, aumenta a
capacidade expositiva do professor e no entanto, reduz a posição relativa do
aluno na situação de aprendizagem.
As tecnologias de exposição são úteis quando utilizadas por mestres
criativos e dentro de contextos apropriados.As mídias quando não bem utilizadas pelos professores, podem causar
efeitos contrários à aprendizagem dos alunos, pois, ao invés de despertar a
curiosidade do mesmo acaba entregando a ele tudo pronto, não deixando que o
mesmo se interesse, registre e procure aquilo que é de seu interesse.
Um aspecto que pode confundir o educador segundo Cysneiros é o discurso
da necessidade de informação, o que causa a angústia ao concluir que a escola
não tem acesso imediato à enorme quantidade de informação que é produzida
diariamente no mundo.
A internet é um recurso de um fator de colonialismo cultural, pois
recebemos informações daqueles que tem condições de coloca-las na rede. Contudo
é importante que o educador examine criticamente os conteúdos fornecidos na
internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário