Fichamento 1

Universidade de Brasília- UnB
Faculdade de Educação- FE
Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação
Aluna: Elaine Rocha Lima


  • VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, setembro de 1997. p. 45-60.

A História da Informática na Educação no Brasil teve início nos anos 70, nos anos 80 se estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje tenha uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade. O uso da informática na educação ainda não é algo muito bem disseminado.

A informática no Brasil nasce a partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já havia acontecendo em outros países como nos Estados Unidos da América e na França.

Nas universidades americanas, o computador é amplamente empregado para ensinar conceitos de informática ou para automoção da instrução através de software educacionais.

Além da internet outra fonte de mudança pedagógica tem sido de pesquisa em educação que passam por profundas transformações.

Os avanços tecnológicos têm desequilibrado e atropelado o processo de formação fazendo com que o professor sinta-se eternamente no estado de principiante em relação ao uso do computador na educação.

A formação do professor deve, portanto, prever condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais, entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica, por isso a sua mediação é de extrema importância.

O professor deve se sentir seguro, para trabalhar dentro de sala de aula com seu aluno, não deve ter vergonha de demonstrar que não sabe algo, deve portanto, ter interesse em aprender e evidenciar aos alunos que o uso dos computadores servirão para bem ajudar no processo de aprendizagem dos mesmos, propiciando recursos que irão auxiliar em suas pesquisas e trabalhos desenvolvidos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário